O que é ser uma livraria hoje?

por Sandra Abrano

Adoro livrarias. Grandes ou pequenas, o que me interessa é descobrir como seus administradores pensam a exposição dos livros, se há atividades para a formação de novos leitores, se os vendedores estão preparados a dar indicações de livros. Observo se há um canto especial para autores nacionais, se trabalham com temas discutidos no momento e se há espaço para as editoras independentes. Têm público definido como as encantadoras livrarias de livros infantis? Embalam-se na inquietude das HQs? Os livros vedetes que ficam ao alcance da mão e olhar dos leitores são best sellers ou os indicados pela crítica?

Mas essas são questões pertinentes a um profissional que pensa o livro e a sua comercialização.

Mas algo aconteceu com as livrarias. As tradicionais e os grandes templos dos livros estão passando por dificuldades financeiras, reflexo das crises econômica e política brasileiras, erros administrativos e tantos outros problemas já discutidos pela imprensa, escritores, leitores, editores.

E as pequenas livrarias? Elas não são mais só livrarias. São muito mais!

Visitamos algumas das livrarias mais especiais da cidade de São Paulo. Elas tratam os livros como personagens principais e quem os leem como amigos de aventuras. Nelas, as editoras independentes têm um canto especial e a Bandeirola está presente em suas prateleiras.

TAPERA TAPERÁ se localiza em um dos locais mais simpáticos do centro da cidade de São Paulo, a Galeria Metrópole, bem pertinho da querida Biblioteca Mário de Andrade. Tapera Taperá é uma livraria e também um local de intensos debates com temas pertinentes à vida social e política. A biblioteca é disponível para empréstimos e há uma programação de filmes de arte ou temáticos, além de oferecer cursos de curta duração. Uma polivalente.

A livraria LOUCA SABEDORIA se localiza no bairro do Butantã, também em São Paulo. Pequenininha, fica no mesmo endereço do Ponto de Economia Solidária onde funciona um restaurante vegetariano, o entreposto de hortaliças e verduras orgânicas e uma lojinha de artesanato. O tema central desta livraria é a saúde mental, mas abre espaço com simpatia e competência para os livros doados para o sebo e também para as editoras independentes, além do ótimo e criativo trabalho de encadernação de Ana Lúcia Rodrigues, responsável pelas capas especiais elaboradas com capricho para todos os livros ali vendidos. No local acontecem as Feiras Feministas com regularidade.




A LOJINHA DO MIS se transforma de tempos em tempos, acompanhando os temas das concorridas exposições do Museu da Imagem e do Som. Livros de editoras independentes encontram um canto especial. Produtos criativos satisfazem os que querem levar para casa um tantinho da exposição do momento . Funciona no horário do Museu e o fim de semana é um período de intenso movimento.

GANSARAL é uma Casa de Cultura, restaurante e café. É também uma casa amiga dos livros e das editoras independentes, mantendo vários títulos à venda dos interessados. Chamam a atenção as mesas espalhadas pelo jardim, a ambientação de bom gosto, os pratos com receitas da família, os chás especiais e a programação exclusiva e intensa. Em meio a isso tudo, uma mala antiga cheia de livros está à disposição dos frequentadores. A leitura ficou interessante? Não tem problema, os simpáticos donos emprestam o livro para que o prazer da leitura não tenha um fim imediato.

O SEBO CLEPSIDRA é um ponto de encontro para os fãs de terror, de fantasia e de quadrinhos que curtem seu acervo de mais de dez mil títulos. O Sebo Clepsidra também é editora com produção intensa e lançamentos concorridos. O editor Cid Vale Ferreira também é um dos principais articuladores da Coesão Independente, grupo que reúne meia centena de editoras independentes em uma rede de apoio participativa e solidária.

A CASA DE LIVROS se localiza na zona sul da cidade de São Paulo, em uma simpática casa de esquina cercada pelo jardim. O acervo é essencialmente de livros infantis e a programação para os pequenos é intensa e frequente, como as contações de histórias que acontecem sob o toldo do jardim em dias de sol ou as atividades de recreação, como indica a foto ao lado. A livraria é uma das preferidas pelos autores em lançamentos de literatura infantil, sempre com atividades que empolgam os pequenos leitores. Para os pais enquanto aguardam seus filhos, uma seleção cuidadosa de títulos de ficção, das melhores editoras.

Os endereços dessas jóias

GANSARAL Rua Demóstenes, 885, 04614-014 São Paulo (11) 2338-6380 @gansaral

CASA DE LIVROS Rua Capitão Otávia Machado, 259 Chácara Santo Antônio São Paulo – SP (11) 5185-4227 @casadelivros

LOJA DO MIS – MUSEU DA IMAGEM E DO SOM Av Europa 158 01449-000    São Paulo     SP (11) 3064-0628 @lojinha.mis

LOUCA SABEDORIA Av. Corifeu de Azevedo Marques, 250 Butantã São Paulo – SP (11) 3106-8908 @livrarialoucasabedoria

SEBO CLEPSIDRA R. Dr. Cesário Mota Júnior, 296 Vila Buarque São Paulo – SP (11) 2476-0378 @seboclepsidra

TAPERA TAPERÁ Av. São Luis, 187, 2º andar, loja 29 Galeria Metrópole – República São Paulo – SP (11) 3151-3797 @taperataperah

Deixe um comentário